Os médicos e outros profissionais de saúde podem trabalhar em uma jornada de 8 (oito) horas diárias e 44 horas semanais.
As horas semanais podem variar conforme acordo e convenção coletiva coletiva. Assim o regime de plantão pode ser de 12×36, 12×48, 24×72 e assim por diante.
Além disso, os médicos têm direito a um intervalo de 10 minutos para descanso a cada 90 minutos de trabalho.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as mulheres têm direito a um intervalo de 15 minutos antes de um período extraordinário de trabalho.
Embora não exista uma lei específica para caracterizar um médico ou enfermeiro como plantonista, considera-se como plantão a jornada de trabalho que atinge no mínimo 12 horas de serviço contínuo.
Desse modo, o plantonista possui os mesmos direitos dos profissionais que cumprem uma jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais.
Caso a escala de plantão não esteja prevista em acordo ou convenção coletiva, o profissional terá o direito de receber horas extras a partir da oitava hora de trabalho diária.
Os profissionais da Saúde também possuem direito ao adicional de insalubridade devido à exposição aos diversos agentes biológicos potencialmente prejudiciais à saúde.
Os valores do adicional de insalubridade variam de acordo com com o grau de risco que podem ser:
Máximo: 40% do salário;
Médio: 20% do salário;
Mínimo: 10% do salário.
O cálculo pode ser realizado com base no salário do colaborador ou sobre um salário base definido por acordo coletivo.
Converse com a nossa equipe. Juntos, vamos analisar sua situação, traçar um plano e lutar para que seus direitos sejam efetivamente cumpridos e sua dignidade, preservada.
Já alcançamos centenas de resultados surpreendentes e o próximo será o seu, é só clicar no botão falar com um especialista, que estaremos ansiosos para te atender.
Werley Moraes, considerado o advogado do trabalhador e da família brasileira, é advogado atuante em ações de direito trabalhista, previdenciário cível, criminal, ambiental e tributário. É formado em direitos pela Universidade Luterana do Brasil, desde 2012 e pós graduado em direito do trabalho e direito cível pela Universidade Estácio de Sá.
É sócio-fundador do Escritório Werley Moraes Advogados, que possui unidades no estado do Pará e no nordeste, no entanto, atende clientes em todo o território brasileiro. já atuou em favor de mais de 3.500 clientes colecionando em mais de 10 anos de experiência, resultados surpreendentes em favor dos seus contratantes.
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta
07:30 – 18:00